Marcadores

#CONTRAOAUMENTO A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA A Era Vargas A FINICIA A GUERRA FRIA A Mesopotâmia A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS A Pré-História A Primeira Guerra Mundial A REFORMA E A CONTRA REFORMA A República Brasileira A República Velha A REVOLUÇÃO RUSSA A Segunda Guerra Mundial ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ABSOLUTISMO ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL AS CRUZADAS AS ERAS DO JAPÃO AS GRANDES NAVEGAÇÕES AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Criacionismo x Evolucionismo CRISE DE 29 Egito Antigo ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES EXERCICIOS HEBREUS EXERCICIOS I GUERRA EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO EXERCICIOS ILUMINISMO EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA EXERCICIOS PERIODO POPULISTA EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA EXERCICIOS SEGUNDO REINADO FENICIOS E PERSAS FEUDALISMO FIM DO II REINADO GRÉCIA ANTIGA ILUMINISMO IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX IMPÉRIO BIZANTINO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS INDIGNADOS INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL MARCHINHA DA CATRACA O IMPÉRIO ISLÂMICO O JAPÃO O REINO FRANCO OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL REFORMAS RELIGIOSAS REGIMES TOTALITÁRIOS RENASCIMENTO COMERCIAL Renascimento Cultural RESUMO - A REPUBLICA VELHA Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A Revoltas Nativstas Revoltas Separatistas REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÕES INGLESAS ROMA ANTIGA SEGUNDO REINADO TITÃS TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX VIDEO BRASIL ATUAL VÍDEO GRÉCIA ANTIGA VIDEO PRÉ-HISTÓRIA VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Aula Pré-historia


Segundo os estudos arqueológicos a Humanidade tem sua origem ligada ao Continente Africano.





As principais características de cada período da Pré-História.
agora responda a atividade abaixo e teste seus conhecimentos.

Descrição: C:\Documents and Settings\Secretária\Configurações locais\Temp\logo-EIMCL-2012.jpgEscola “Irmã Maria Catarina Levrini”
Teresina, janeiro de 2014
Professor:  Petronio de Paula
Disciplina: Historia       Assunto: O Estudo da História 
Atividade  de História  turmas: 6ºano A e B turno:  manhã
Nome:_______________________________________________ nº._____




1) Observe a frase:
                      A História é a ciência que se preocupa somente com o  passado.
Você concorda com ela? Por quê?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2)  Observe o texto:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa 
3) Como o Historiador reconstrói o passado?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4) Uma mesma história pode ser "contada" de várias formas? Justifique.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5) Cite exemplos de fonte histórica.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Sobre o estudo da história, dê sua opinião sobre as  afirmações abaixo. Você concorda com elas? Por quê?
a) Assim como um detetive, o historiador tem de fazer uma investigação para descobrir como viviam as pessoas no passado.
b) Essa investigação tem origem no presente, a partir dos questionamentos, valores e preocupações da atualidade.
c) A história não trata apenas do passado, mas também do presente, ao oferecer o conhecimento de como as pessoas do passado lidaram com situação semelhante às vividas na atualidade.
d) O historiador busca uma verdade absoluta do que aconteceu no passado.
7) Para que serve a História?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Um comentário: