Marcadores

#CONTRAOAUMENTO A COLONIZAÇÃO DA AMÉRICA A Era Vargas A FINICIA A GUERRA FRIA A Mesopotâmia A PALESTINA-HEBREUS E OS PERSAS A Pré-História A Primeira Guerra Mundial A REFORMA E A CONTRA REFORMA A República Brasileira A República Velha A REVOLUÇÃO RUSSA A Segunda Guerra Mundial ABOLIÇÃO DA ESCRAVIDÃO NO BRASIL ABSOLUTISMO ADMINISTRAÇÃO COLONIAL DO BRASIL AS CRUZADAS AS ERAS DO JAPÃO AS GRANDES NAVEGAÇÕES AS IDEIAS POLÍTICAS E O MOVIMENTO OPERÁRIO AS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES Criacionismo x Evolucionismo CRISE DE 29 Egito Antigo ESQUEMA IDADE MÉDIA E FEUDALISMO EXERCCICIOS REVOLUÇÃO AMERICANA EXERCICIOS 2 GUERRA MUNDIAL EXERCÍCIOS FEUDALISMO E REINO BÁRBAROS EXERCICIOS GRANDES NAVEGAÇÕES EXERCICIOS HEBREUS EXERCICIOS I GUERRA EXERCÍCIOS IDADE MODERNA E ILUMINISMO EXERCICIOS ILUMINISMO EXERCICIOS INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA EXERCÍCIOS INÍCIO DO SÉCULO XXX E A REPÚBLICA VELHA EXERCICIOS PERIODO POPULISTA EXERCICIOS PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL EXERCICIOS REFORMAS RELIGIOSAS EXERCICIOS REGIMES TOTALITARIOS EXERCICIOS REVOLUÇÃO FRANCESA EXERCICIOS REVOLUÇÃO RUSSA EXERCICIOS SEGUNDO REINADO FENICIOS E PERSAS FEUDALISMO FIM DO II REINADO GRÉCIA ANTIGA ILUMINISMO IMPERIALISMO DOS EUA DO SEC.XIX IMPÉRIO BIZANTINO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS INDIGNADOS INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTORICOS MAPA MENTAL SOCIEDADE FEUDAL MARCHINHA DA CATRACA O IMPÉRIO ISLÂMICO O JAPÃO O REINO FRANCO OS PERIODOS DA HISTÓRIA DO BRASIL PRIMEIRO REINADO E PERIODO REGENCIAL REFORMAS RELIGIOSAS REGIMES TOTALITÁRIOS RENASCIMENTO COMERCIAL Renascimento Cultural RESUMO - A REPUBLICA VELHA Revisão: Iluminismo e Independência dos E.U.A Revoltas Nativstas Revoltas Separatistas REVOLUÇÃO RUSSA REVOLUÇÕES INGLESAS ROMA ANTIGA SEGUNDO REINADO TITÃS TRABALHO REVOLUÇÃO FRANCESA 8 ANO EIMCL VIDEO IMPERIALISTA DOS EUA VIDEO AULA: O IMPERIALISMO SO SECULO XIX VIDEO BRASIL ATUAL VÍDEO GRÉCIA ANTIGA VIDEO PRÉ-HISTÓRIA VÍDEO PRÉ-HISTÓRIA BRASIL PIAUI SERRA DA CAPIVARA VIDEO REVOLTAS SEPARATISTAS

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EXERCICIOS O INICIO DO SÉCULO XX E A REPÚBLICA NO BRASIL


1. Os historiadores encontram diversas dificuldades para analisar a história do século XX, especialmente as últimas décadas. Ainda assim, é possível ter uma compreensão inicial desse período, identificando algumas de suas principais características. Elabore um texto destacando pelo menos quatro características marcantes do século XX.

2. No caso brasileiro, a passagem do século XIX para o XX coincidiu com o período em que o país vivia o processo de consolidação de um novo regime político – o republicano. Sobre esse tema, responda:

a) Quais eram os três projetos republicanos que existiam na época da Proclamação da República?

b) Identifique os principais pontos da Constituição de 1891 que demonstram como ela, ao mesmo tempo, instaurava uma nova ordem, mas garantia que a política continuasse restrita à elite.

3. Quais das afirmações a seguir estão corretas?

a) Governo Provisório é o nome que se dá ao período em que se esperava a escolha de um presidente após a deposição da monarquia.

b) Podemos caracterizar o governo de Deodoro da Fonseca como um período de instabilidades políticas. O fechamento do Congresso, do qual resultou o levante da Marinha, acabou forçando a renúncia do presidente.

c) Floriano Peixoto é chamado de “consolidador da República” porque contava com apoio das elites
e de vários setores populares. Entretanto ele também enfrentou forte oposição de setores militares, que contestavam a legalidade de seu governo.

d) Dentre as determinações da Constituição de 1891 estavam a separação dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e a autonomia administrativa dos estados, embora os governadores fossem escolhidos pelo presidente da República.

e) Afonso Pena e Nilo Peçanha preocuparam-se em ampliar a ocupação do território brasileiro e para isso adotaram uma política de extermínio das tribos indígenas.

4. Os historiadores caracterizam o primeiro período republicano, entre 1889 e 1930, de República Oligárquica, pois eram as oligarquias estaduais que controlavam o poder. Sobre o assunto, explique o que era:

a) o voto de cabresto

b) a política dos governadores

c) o acordo café com leite

5. Observe a imagem a seguir e depois responda à questão.


Coleção particular
Esta litografia de Angelo Agostini retrata
Floriano Peixoto sobre um cenário da
Guerra do Paraguai. Foi publicada na revista
D. Quixote em 29 de junho de 1895.

• Com base na observação da litografia, como você descreveria o marechal Floriano Peixoto?

© Editora Scipione – Projeto Radix – História 9.º ano – Módulo 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário